O amor pela fotografia em preto e branco
Por que a fotografia em tons de cinza nos fascina tanto?
A fotografia nasceu em preto e branco, ou preto sobre o branco, no inicio do século XIX. Todos os princípios da fotografia foram descobertos e desenvolvidos antes do surgimento da fotografia colorida. As cores trouxeram mais realidade às fotografias, e por conta dessa revolução muito se falou no fim da era PB, mas isso não aconteceu.
A fotografia em PB se tornou uma opção artística, um diferencial, a poesia fotográfica que desperta o saudosismo. Mesmo com as cores nos permitindo registrar o mundo mais realista, as cores podem nos distrair do que realmente interessa em uma foto. A emoção, as formas e as texturas aparecem muito mais em um registro sem esta distração. A foto preto e branco nos permite criar algo que não é um registro, mas sim uma criação, uma arte.
Quando queremos o registro de um evento ou de um ensaio, buscamos algo especial e maravilhoso, por isso procuramos um bom fotógrafo. Não queremos fotos comuns, queremos fotos de qualidade, sensíveis, diferentes e originais. Por conta disso, normalmente temos algumas, ou muitas, fotos PB nos trabalhos que entregamos, elas dão credibilidade a um trabalho que se quer artístico.
A fotografia em PB tem algo de atemporal, de eterno, como se o instante registrado em PB pudesse, mais que outros, permanecer, como algo retirado do tempo comum.
É por isso que muitos fotógrafos atuais, assim como eu, amam tanto da fotografia PB.
Sobre a autora
Carolina Pierre
Se formou em Comunicação Social, Rádio e TV e fez Pós Graduação em Marketing e Eventos. Começou a fotografar logo após a faculdade e a paixão pelas lentes fez surgir uma vontade de mostrar ao mundo algo diferente, um outro lado da vida, então a New Side Fotografia surgiu, há mais de 6 anos.
Carolina é fotografa e diretora da New Side Fotografia.
Contato: contato@newside.com.br