Perca a vergonha
Esse post vai para aqueles que insistem em dizer que não gostam de tirar fotos!
Eu sei que não é tão simples ficar na frente de uma lente e fazer poses tipo capa de revista. Aliás, nem eu, e nenhum fotógrafo moderno gosta muito desse tipo de foto. Hoje em dia o que faz os olhos brilharem não são mais as fotos posadas, e sim as fotos mais naturais.
Porém, ainda vejo muitas pessoas que me dizem que são loucas para fazer um ensaio, sozinha ou com seu namorado, esposa ou filhos, mas tem vergonha de ouvir aquela nostálgica frase: “sorria e diga xis!”
Então a dica de hoje é como se desprender dessa timidez, arrasar nas poses e não perder a oportunidade de deixar registrado um ensaio lindo!
1- Sorria e acene – as melhores fotos são aquelas que são descontraídas. Dando risada e até mesmo não olhando diretamente para a câmera. Eu sei que e difícil, mas pense que é só um equipamento e que você só precisa ser você mesmo! Seja você mesmo, com isso a tensão vai embora e você acaba curtindo a sua sessão de fotos!
2- Melhor ângulo – Todo mundo tem um ângulo predileto, um lado do rosto, uma pose ou um sorriso que é a sua marca registrada. Mas é nesse momento que te convido a experimentar outros ângulos e quem sabe você não se sinta mais confortável. Dê sempre aquela quebrada no quadril para fazer mais forma na sua cintura e as pernas sempre com aquela dobradinha básica no joelho, como se a sua perna fosse a letra “S”.
3- A técnica de não olhar para a câmera – Como já disse, para quem tem timidez, olhar para a câmera pode ser um tremendo desafio, então por que não começar NÃO olhando para ela? Há sempre o cuidado com o queixo para baixo e a posição das costas, esteja sempre com o corpo alinhado para não ficar com os ombros caídos.
4- Não se preocupe com o fotógrafo – Essa é uma verdade absoluta, não se preocupe com quem está atrás da lente. A gente não está analisando a sua atuação ou se olhando se você vai errar em alguma pose. De verdade, a gente não se preocupa porque a nossa missão é fazer com que você curta o ensaio e que goste do resultado final. Além do que….a gente já tem muito botãozinho pra tomar conta!
5- Se preocupe com o fotógrafo – Bom, essa é uma dica muito importante. O fotógrafo de sua escolha tem que estar totalmente em sinergia com você, assim você vai se sentir mais a vontade para se soltar no ensaio. Converse com ele, explique seus medos, as suas expectativas e analise se ele é a escolha certa para registrar esse momento único.
Encerro esse post com uma foto que não foi clicada por mim, ela é antiga, acredito que já tenha mais de 60 anos. Essa moça com sorriso lindo é minha vó Teresinha, e resolvi colocá-la nesse post pra provar o poder que uma foto tem. Não deixe de registrar o seu sorriso, ele pode emocionar várias pessoas, por várias gerações.
Sobre a autora
Carolina Pierre
Se formou em Comunicação Social, Rádio e TV e fez Pós Graduação em Marketing e Eventos. Começou a fotografar logo após a faculdade e a paixão pelas lentes fez surgir uma vontade de mostrar ao mundo algo diferente, um outro lado da vida, então a New Side Fotografia surgiu, há mais de 6 anos.
Carolina é fotografa e diretora da New Side Fotografia.
Contato: contato@newside.com.br